Conheça agora os 10 benefícios da banana

A banana talvez seja a fruta mais consumida no mundo, pelo fato de ser muito nutritiva e saborosa. Ela também produz benefícios tanto madura como verde.

Um dos benefícios da banana é que ela produz energia instantânea. A fruta tem 90 calorias para cada 100 gramas. Ela é fonte de hidratos de carbono e açúcar.

A banana possuí pequenas quantidades de gordura e proteínas e é rica em:

  1. Vitamina A;
  2. Vitamina C;
  3. Vitamina B;
  4. Ferro;
  5. Magnésio;
  6. Potássio;
  7. Manganês;
  8. Zinco;
  9. Fluoreto.

Vamos ver agora 10 benefícios da banana:

beneficios-da-banana

Reduz a pressão arterial

Como a banana é fonte de potássio que é uma substância ligada a redução da pressão arterial, e ajuda a equilibrar os efeitos do sódio no organismo.

A fruta tem cerca de 500mg de potássio contra apenas 1mg de sódio. O potássio ainda auxilia no controle das quantidades de fluídos no corpo, além de manter o equilíbrio que já citamos.

Ajuda na digestão

A banana é conhecida pela alta quantidade de fibras dietéticas, estas fibras auxiliam na ligação e acumulação das partículas de alimentos e na evacuação.

Quando você tiver problemas intestinais consuma banana, ela beneficia até quando estiver com diarréia, pois mantém equilibrado os eletrólitos no corpo e fornece a quantidade certa de potássio.

A fruta ainda é fonte de frutooligossacarídeo que é um prebiótico que auxilia na manutenção das bactérias benéficas do trato intestinal. Essas bactérias ajudam na digestão e melhora da saúde.Bom para os ossos

Ela ajuda no fortalecimentos os ossos e na sua densidade. Os frutooligossacarídeos contidos nela absorvem os nutrientes essenciais como o cálcio e o magnésio.

Quando ela está verde é rica em ácidos gordos de cadeia curta. Essas substâncias aumentam ainda mais os benefícios da saúde óssea.

Benefícios para a visão

Estudos mostram que o consumo diário de banana pode trazer benefícios para a visão, por ela ser rica em alfa e beta-caroteno e vitamina A.

Esses componentes citados auxiliam na proteção da retina, além da degeneração macular que é impedida com o seu consumo e atinge as pessoas com a idade.

Estresse e depressão

O potássio encontrado na banana é sabidamente um mineral que ajuda a combater o estresse. Ela ainda possuí triptofano que vira serotonina e esta atua como relaxante para a mente, melhorando o humor.

Manutenção de peso

Como quase todas as frutas é uma ótima opção para quem quer perder peso, ela ainda é muito boa para ser consumida antes dos treinos.

Como ela é pobre em calorias e tem índice glicêmico baixo pode ser consumida sem moderação. Um outro benefício é que ela mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

Anemia

A banana ainda é uma auxiliar no combate a anemia, pois ela é rica em ferro que auxilia a produção de hemoglobina e estas ajudam nos casos de anemia.

Náuseas pela manhã

Muitas pessoas têm enjoos e náuseas pela manhã, pois você fica muito tempo sem comer e esse jejum aumenta a produção de ácidos no estômago.

A banana ajuda a melhorar esses sintomas que são mais comuns do que parecem, principalmente entre as grávidas. O ideal é comer antes mesmo de escovar o dentes (se conseguir), pois a água fria aumenta o enjoo.

Afrodisíaca

A banana é uma fruta afrodisíaca, pois ela contém minerais quelantes e enzima bromelina. Essa enzima tem o poder de aumentar o libido principalmente entre os homens.

Pele

Você pode até não saber, mas na casca da banana encontra-se luteína que é um antioxidante com muito potássio. Esse antioxidante é ótimo para se livrar da psoríase, acne e hera venenosa.